imagem que representa a logomarca

Atendimento
Seg a Sex das 9h às 18h

Câncer de mama em homens: sintomas e tratamento

Postado em: 16/10/2023

Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Os dados mais recentes de mortes pela doença entre a população masculina são de 2020, quando foram registrados 207 óbitos de homens por câncer de mama no Brasil.

A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais, formando um tumor que pode invadir a região da parede torácica ou outros órgãos, a chamada metástase.

De acordo com o INCA, existem vários tipos de câncer de mama, alguns com crescimento mais rápido do que outros. A boa notícia é que a maioria dos casos responde bem ao tratamento, especialmente quando diagnosticados e tratados precocemente.

Câncer de mama em homens

Fatores de risco

Envelhecimento: a idade mais comum para o câncer de mama em homens é acima dos 60 anos.

Histórico familiar: ter parentes próximos com câncer de mama ou ovário aumenta o risco.

Mutações genéticas hereditárias: alterações nos genes BRCA1 e BRCA2, especialmente no BRCA2, aumentam o risco. Outros genes como CHEK2, PTEN e PALB2 também podem estar envolvidos.

Síndrome de Klinefelter: homens com essa síndrome desenvolvem ginecomastia (aumento descontrolado das mamas) e têm risco maior de desenvolver câncer de mama.

Exposição à radiação: radioterapia na parede torácica, por exemplo, durante tratamento de linfoma, pode aumentar o risco.

Alcoolismo: consumo excessivo de álcool.

Doença hepática: condições hepáticas como cirrose podem resultar em níveis elevados de estrogênio, aumentando o risco.

Tratamentos com estrogênio: terapias com estrogênio, utilizadas em alguns tratamentos médicos, podem elevar o risco. O uso crônico de finasterida, para controle de calvície, parece aumentar os risco de câncer de mama.

Obesidade: homens obesos têm níveis mais altos de estrogênio, aumentando o risco.

Condições dos testículos: alguns problemas nos testículos, como testículo encarcerado, caxumba na vida adulta e remoção de um ou ambos os testículos, podem estar associados ao risco de câncer de mama masculino.

Sintomas

Em homens, os sintomas da doença estão:

  • Retração do mamilo.
  • Aparecimento de caroços ou nódulos.
  • Secreção pelo mamilo.
  • Dor unilateral na mama.
  • Aumento dos gânglios, também chamados de ínguas, nas axilas.

Diante de sinais suspeitos, deve-se buscar atendimento médico para investigação. Além da avaliação em consultório, exames específicos permitem diagnosticar ou descartar o câncer.

Diferentes tipos de câncer de mama

Existem vários tipos de câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os que afetam a população masculina, os principais são:

Carcinoma ductal in situ: em que as células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não os invadem ou espalham para fora da mama.

Carcinoma ductal invasivo: atinge a parede do ducto e se desenvolve pelo tecido da glândula mamária. Pode se espalhar para outros órgãos e representam 80% dos tumores.

Carcinoma lobular invasivo: cresce no lóbulo da mama. É o tipo mais raro nos homens.

Doença de Paget: começa nos ductos mamários e provoca crostas no mamilo, escamas, coceira, inchaço, vermelhidão e sangramento.

Câncer de mama inflamatório: é bem raro em homens e consiste na inflamação da mama que provoca o seu inchaço, vermelhidão e queimação, ao contrário de formar um nódulo.

Câncer de mama em homens: diagnóstico

Devido à sua raridade, não existe um programa de rastreamento para o câncer de mama masculino, como a mamografia de rotina. A detecção precoce, portanto, depende da atenção dos homens em relação ao seu próprio corpo.

Ao notar qualquer sinal de um nódulo na mama ou alterações no mamilo, é aconselhável agendar uma consulta com um mastologista. É importante destacar que o aumento da mama ou a presença de um nódulo pode ser apenas ginecomastia, uma condição mais comum e benigna, que não representa risco de câncer de mama. Portanto, a atenção à saúde mamária é fundamental.

Tratamento do câncer de mama em homens

Antes de iniciar o tratamento contra o câncer de mama, o paciente terá de realizar exame para descobrir se a doença está localizada na mama, ou se foi para algum outro órgão. A partir disso, inicia-se todo o processo.

O tratamento do câncer de mama, seja no homem ou na mulher, é apoiado por três bases: cirúrgica, radioterapia e quimioterapia.

Dr. Marcelo Cruz é médico pela UNICAMP, oncologista clínico dos Oncologistas Associados, Fellow do Programa de Desenvolvimento de Novas Terapias (Developmental Therapeutics Program), Mestre em Pesquisa Clínica pela Feinberg School of Medicine Northwestern University, Chicago – EUA.

Leia também:

Como é o caroço do câncer de mama: identificação e prognóstico


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.