Câncer de mama estágio 3: Sintomas, tratamento e prognóstico
Postado em: 29/02/2024
O Câncer de Mama em Estágio 3 afeta tanto a mama quanto os linfonodos axilares, sendo por vezes referido como câncer de mama regional. Dependendo da classificação, possui uma taxa de sobrevivência de 5 anos de 70 a 86%.
Uma mulher diagnosticada com câncer de mama em estágio 3 pode levar a muitas perguntas – sobre diagnóstico, sobrevivência, tratamentos e mais.
A primeira coisa a saber é que o câncer de mama em estágio 3 significa que o câncer se espalhou além do tumor na mama para os linfonodos, mas não se espalhou para órgãos próximos.
Para uma abordagem mais precisa, os médicos classificam o câncer de mama em estágio 3 em subcategorias específicas: 3A, 3B e 3C. Além disso, consideram o subtipo de câncer, o que ajuda a definir o padrão de crescimento do tumor e as terapias mais eficazes.
O câncer de mama em estágio 3 é visto como avançado, mas ainda assim, curável. O tratamento e o prognóstico variam conforme uma série de fatores, a saúde geral da paciente e a resposta aos tratamentos.
Câncer de Mama Estágio 3A:
- Um tumor de até 2 centímetros que se espalhou para 4 a 9 gânglios linfáticos próximos.
- Um tumor maior que 5 cm com pequenos aglomerados de células cancerígenas, do tamanho de uma picada de agulha, nos gânglios linfáticos.
- Tumor maior que 5 cm afetando até 3 linfonodos próximos ao braço ou esterno.
Câncer de Mama Estágio 3B:
- Tumor de qualquer tamanho que invada a parede torácica ou pele da mama.
- Possível disseminação do câncer para até 9 gânglios linfáticos próximos.
- Sintomas como inchaço e inflamação são comuns no câncer de mama inflamatório.
Câncer de Mama Estágio 3C:
- Tumor com 10 ou mais linfonodos envolvidos.
- Tumor com disseminação para gânglios linfáticos na clavícula.
- Tumor com disseminação para gânglios linfáticos no esterno e sob o braço.
Quais são as opções de tratamento para o câncer de mama em estágio 3?
Na maioria dos casos, o tratamento com quimioterapia é realizado antes da cirurgia (chamado de tratamento neoadjuvante ou pré-operatório). O câncer inoperável pode ser tratado com terapia sistêmica e se tornar operável. As opções de tratamento para o câncer de mama em estágio 3 podem incluir:
- Cirurgia: conhecida como mastectomia, para remover o tecido canceroso e também para remover os linfonodos.
- Terapia hormonal: para desacelerar ou parar o crescimento das células cancerosas, se os hormônios estiverem impulsionando seu crescimento.
- Quimioterapia: envolve tomar medicamentos para matar células cancerosas de crescimento rápido.
- Terapia-alvo: usa genes para mirar nas células cancerosas sem prejudicar as células saudáveis.
Seu médico também pode recomendar uma combinação de dois ou mais tratamentos.
O que determina a expectativa de vida para o câncer de mama em estágio 3?
A expectativa de vida para pessoas com câncer de mama está melhorando, de acordo com a Sociedade Americana de Câncer. Ela aponta que as taxas de sobrevivência atuais são baseadas em pessoas diagnosticadas e tratadas pelo menos há 5 anos — e nos tratamentos que avançaram durante esse tempo.
Sua expectativa de vida com câncer de mama em estágio 3, ou com câncer de mama regional, depende de vários fatores, tais como:
- Idade.
- Saúde geral.
- Resposta ao tratamento.
- Tamanho dos tumores.
Você deve conversar com seu médico sobre como esses fatores podem afetá-lo.
Dr. Marcelo Cruz é médico pela UNICAMP, oncologista clínico dos Oncologistas Associados e Grupo Orizonti, Fellow do Programa de Desenvolvimento de Novas Terapias (Developmental Therapeutics Program), Mestre em Pesquisa Clínica pela Feinberg School of Medicine Northwestern University, Chicago – EUA.
Leia também:
Câncer de mama masculino: Sintomas e prevenção