Câncer de pulmão: sintomas, tratamentos e causas
Postado em: 15/12/2020
O câncer de pulmão é um tumor formado pela ruptura dos mecanismos celulares naturais do pulmão, segundo estímulos carcinogênicos fazendo com que haja crescimento desorganizado de células malignas.
Este tipo de câncer é maligno podendo acometer desde a traqueia até a periferia do pulmão. Infelizmente, essa é uma das principais causas de mortes entre as neoplasias no Brasil, com 135.720 mortes estimadas neste ano.
Causas do câncer de pulmão
O fator de risco mais comum do câncer de pulmão é o tabagismo por longo tempo. Porém, outras causas também são:
- Fumo passivo;
- Inalação de agentes químicos, como: radônio, amianto, arsênico e asbesto;
- Inalação de poeira e poluição de ar;
- Algumas doenças como: tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Alimentação pobre em frutas e verduras;
- Fatores genéticos: histórico familiar.
Sintomas do câncer de pulmão
Os sintomas iniciais do câncer de pulmão podem ser facilmente confundidos com outras doenças, sendo eles:
- Tosse;
- Falta de ar;
- Chiado no pulmão;
- Presença de sangue no escarro;
- Dor no peito;
- Perda rápida de peso e apetite.
Vale ressaltar que é comum o paciente não sentir absolutamente nenhum sintoma em sua fase inicial, podendo ser um perigo ainda maior para a doença, uma vez que o diagnóstico precoce é a melhor prevenção.
Tratamento
A cirurgia de câncer de pulmão é considerada o tratamento com maior chance de controle e cura, porém poucos são os pacientes que podem ser submetidos a uma ressecção completa, cerca de 10% a 20% apenas.
A radioterapia associada ou não a quimioterapia tem sido utilizada em pacientes que não podem ser operados por fatores como a localização do tumor ou a saúde do paciente em si.
O carcinoma indiferenciado de grandes células pode ser tratado com cirurgia, entretanto o carcinoma de pequenas células responde melhor à quimioterapia e à radioterapia.
Nos casos em que o câncer de pulmão é metastático, a quimioterapia pode ser realizada para aumentar a média de sobrevida do paciente em relação ao tratamento de suporte, assim como a sua qualidade de vida.
Prevenção
Evitar os fatores de risco e aumentar a proteção pode ajudar a prevenir o câncer de pulmão.
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão. Ele é a causa, em média, de 9 em cada 10 casos de câncer de pulmão em homens e cerca de 8 em cada 10 casos em mulheres.
A causa está relacionada também ao número de cigarros fumados no dia e o tempo do vício. Quanto mais cigarros você fumar por dia e quanto mais cedo você começar, maiores os riscos. Uma pessoa que fuma aumenta cerca de 20 vezes mais o risco de ter o câncer de pulmão em comparação aos não fumantes.
Câncer de pulmão tem cura?
O diagnóstico precoce do câncer de pulmão é fundamental para prevenção e sobrevida do paciente. Quando o câncer ainda está localizado, a sobrevida de 5 anos ou mais é de 55,2%, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos (SERR).
Já quando a doença está mais avançada, os índices de sobrevivência caem, em sua fase metastática, ele pode atingir 4,3%.
Caso queira tirar alguma dúvida, entre em contato com um especialista!
Artigo escrito pelo Dr. Marcelo Cruz
Oncologista especialista em câncer de mama, pulmão, ovário, cólon e pâncreas