Como é a primeira consulta com oncologista

Após o diagnóstico de câncer, é normal surgir uma série de dúvidas em relação à doença, ao tipo de câncer, ao tratamento, chances de cura, dentre outras, que vão aparecendo até o momento da primeira consulta com o oncologista.

Então, antes de tudo, saiba que anotar as suas perguntas vai ajudar bastante. Isso trará mais segurança e você não corre o risco de esquecer algum ponto importante para perguntar ao seu médico.

A primeira consulta com o oncologista é o momento que deve ser aproveitado para tentar obter o máximo de respostas possíveis e, assim, gerar mais autoconfiança para enfrentar essa etapa.

E o ideal é que você também consiga transmitir o máximo de informações ao oncologista, para que ele possa elaborar o seu quadro clínico atual de forma mais assertiva.

Como se preparar para a primeira consulta?

Além de anotar todas as suas dúvidas para perguntar ao médico, você pode fazer uma apuração mais detalhada do histórico de doenças na família e, assim, tentar identificar possíveis fatores ou hábitos que possam ter contribuído para o surgimento ou o agravamento da doença.

Leve também em consideração as seguintes instruções:

• Se possível, vá acompanhado na consulta, de preferência por alguém da família. Além de passar mais segurança, pode ficar mais fácil compreender e guardar todas as orientações médicas;
  • Leve todos os relatórios médicos, se houver;
  • Não se esqueça de mencionar os casos de câncer na família, quando houver;
  • Informe se possui alguma doença crônica ou se utiliza medicações de uso contínuo (com as doses e forma de tomar).

Então, se programe para levar todos os exames já realizados, referentes à investigação do câncer, tanto de imagens quanto laboratoriais, resultados da biópsia, além de informações sobre outras doenças ou de tratamentos feitos anteriormente.

Organize os documentos em ordem cronológica, pois isso facilita a visualização do médico e a compreensão mais rápida do quadro clínico.

É muito importante que o oncologista tome conhecimento desse tipo de informação, assim como dos medicamentos que vem tomando e atividades que fazem parte da sua rotina. Essa é a melhor forma de ajudar o médico a lhe ajudar.

O que acontece na primeira consulta?

Esse primeiro contato tem como principal objetivo fazer o mapeamento completo do paciente e conhecer o seu estado clínico e emocional, a partir das informações passadas, avaliação dos exames, do histórico clínico e de outras doenças, histórico familiar, etc.

A partir desse compilado de dados e uma análise minuciosa, nesse primeiro momento, o médico ainda poderá solicitar exames complementares para definir o melhor tratamento

Por isso, é fundamental que o paciente se sinta confortável para fazer todas as perguntas que considerar necessárias, para que ele saia do consultório provido de informações e orientações, de modo que possibilite um entendimento melhor da sua situação. Isso também ajuda a família e todos os envolvidos a lidarem melhor com a circunstância.

Se estiver com dúvidas sobre o que deve perguntar na consulta, seguem algumas sugestões de questionamentos que podem ajudar:

• Qual é o tipo do tumor e o seu estágio?
  • Está localizado ou se espalhou?
  • Qual a chance de cura e o risco de vida?
  • Qual o prognóstico?
  • Posso continuar com as minhas atividades de rotina?
  •  Vou precisar fazer cirurgia?
  • Como será o tratamento? Quanto tempo deve durar? E quais os riscos ou efeitos colaterais?
  • Qual a sua experiência com o tratamento desse tipo de doença? Devo procurar uma segunda opinião?
  • O que dizer para a minha família? E no meu trabalho?

Se quiser, peça indicações ao médico de sites e livros, para que você possa obter informações fidedignas sobre a sua doença.

Pois assim como existem informações de qualidade na internet, também há muito conteúdo incorreto que pode desencadear um estresse desnecessário.

Dicas para pacientes oncológicos

Desde o início do processo, com a descoberta da doença, o paciente oncológico se vê num momento delicado da vida,em que alguns cuidados podem fazer toda a diferença para enfrentar essa batalha. Então, confira algumas dicas que podem ajudá-lo nessa jornada:

1- Estabeleça um relacionamento de confiança com o seu médico

Você deve se sentir confortável para tirar todas as suas dúvidas e entender o seu caso de forma mais profunda. Isso permite que existam conversas mais honestas e um alinhamento das suas expectativas com as possibilidades de intervenção do oncologista.

2- Cerque-se de pessoas queridas

O aspecto emocional tem um papel fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente oncológico. Então, aproveite o suporte familiar, dos amigos, colegas de trabalho, assim como dos grupos de apoio em redes sociais, ONGs e projetos de apoio mútuo.

3-  Adote bons hábitos na sua rotina

Quanto mais você cuida da sua qualidade de vida, mais força terá para seguir adiante. Então, adote uma alimentação saudável, pratique atividades físicas, invista na qualidade do seu sono e tente seguir uma rotina benéfica e proveitosa, sempre seguindo as orientações do seu médico.

4- Escute o seu lado otimista

Pesquisas sugerem que pessoas em melhor estado emocional, que fazem o tratamento do câncer com mais otimismo e tranquilidade, têm maiores chances de sucesso no resultado do processo. Vale lembrar que o lado emocional interfere nos hormônios, que, por sua vez, podem interferir no tratamento.

Precisa passar por um oncologista? Entre em contato e agende uma consulta.