Como funciona a vacinação em pacientes oncológicos?
Postado em: 11/03/2024
Uma das principais complicações do paciente oncológico é o risco de infecção, que pode levar a quadros de piora de performance clínica até a morte. Além disso, a infecção pode causar atrasos no tratamento oncológico e comprometer sua eficácia.
Entre as infecções mais comuns, temos a influenza (“gripe”) e as doenças pneumocócicas. Temos visto também o aumento de reativação do herpes zoster vírus (HZV), além é claro da COVID-19.
E todas estas infecções são preveníveis através da vacinação, realizada através da rede privada de centros de imunização ou pela rede pública, através dos CRIEs (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais). A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBCO) lançaram uma diretriz conjunta sobre este tema, com as vacinas permitidas e em que momento do tratamento oncológico pode-se vacinar.
Portanto, todo paciente oncológico deve ser orientado a realizar a atualização vacinal antes de iniciar o tratamento, seja quimioterapia, cirurgia ou radioterapia. Caso já tenha iniciado o tratamento, pode-se realizar a atualização vacinal, sendo algumas vacinas contraindicadas nestes casos.
Assista ao vídeo para mais informações.
O Dr. Marcelo Cruz é um oncologista clínico qualificado e competente. Entre em contato e agende sua consulta!
Médico: Dr Marcelo Cruz – CRM 100479
📞 (11) 97986-5500 e WhatsApp (11) 94032-0613
📞 (11) 2348-6858 ramal 43
🏢 Oncologistas Associados
📍Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 454
Jardins – São Paulo- SP