O que é a oncologia personalizada e como ela funciona?
Postado em: 06/08/2021
A busca pela cura do câncer já é algo antigo.
Por mais que se use o termo “cura para o câncer”, como se fosse uma doença única, essa afirmação serve como porta de entrada para designar mais de 200 tipos diferentes de câncer.
Ao longo da história, a oncologia, especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento do câncer, teve como primeira forma de abordagem a cirurgia. Assim, a realidade era a seguinte: as cirurgias oncológicas possuíam baixos índices de cura, acompanhadas ainda por altas taxas de mortalidade.
Apenas com o passar dos anos, devido ao grande desenvolvimento técnico-científico, que a oncologia pode se desenvolver e buscar taxas de sucesso cada vez mais altas.
Agora, ela está prestes a se preparar para mais um salto importante e sua história: a oncologia personalizada!
O cuidado integral com o paciente prova ser um dos pilares primordiais para a conquista de melhores respostas terapêuticas. A oncologia personalizada parte da premissa que é fundamental compreender cada indivíduo em sua essência, suas particularidades e o perfil da sua doença.
Dessa forma, o objetivo é sempre planejar tratamentos personalizados, combinando drogas e protocolos específicos para cada caso. Em outras palavras, por exemplo, dois pacientes com o mesmo tumor, na mesma região, receberão tratamentos diferentes, obtendo assim, resultados mais efetivos para ambos.
Além disso, o atendimento se baseia em uma linha de cuidado integral, com uma equipe composta de profissionais capacitados. Todos os profissionais, desde a recepção ao médico (corpo multidisciplinar que inclui enfermeiros, nutricionista, psicólogo, farmacêutico, etc), formam um time único e especializado!
Eles serão responsáveis por toda jornada do paciente, que inclui desde o diagnóstico, remissão e cura!
Por fim, embora a prevenção e o diagnóstico continuem fundamentais, os avanços científicos da oncologia personalizada tem feito muita diferença. Cada vez mais há uma diminuição no número de mortalidade de forma considerável!
O que você achou sobre a oncologia personalizada?
Você tem dúvidas sobre este tipo de abordagem?
Entre em contato com o Dr. Marcelo cruz!