Saiba mais sobre a Oncologia
Postado em: 15/10/2020
A Oncologia, como a maioria da população já conhece, porém também chamada de Cancerologia, é a especialidade médica que estuda os cancros e como o câncer se desenvolve no organismo, indicando o melhor tratamento.
Os tumores podem ser considerados benignos ou malignos, além de serem localizados ou então invadirem outros tecidos, disseminando-se por todo o corpo do paciente.
Podemos dizer que a Oncologia é uma especialidade mais complexa, pois, normalmente, conta com o auxílio de outras especialidades como Cirurgia, Pediatria, Patologia, Radiologia, Psiquiatria, Nutrologia, Fisioterapia, Odontologia e muitas outras.
Ou seja, é de extrema importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e muitos outros profissionais.
Fato é que dependendo do tipo de câncer, cada um vai ter a indicação de um tratamento específico. Entre os principais deles estão: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades. Também pode ser necessária a combinação desses tratamentos.
Como o tratamento oncológico é sempre muito individualizado, o profissional da área primeiro observa as necessidades e também as possibilidades terapêuticas de cada paciente.
Áreas de atuação da Oncologia
Dentro da Oncologia existem diversas áreas de atuação.Isso significa que um especialista pode trabalhar com:
- Oncologia clínica: aquele que se ocupa do tratamento clínico das patologias malignas em geral;
- Oncologia cirúrgica: o profissional se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias tumorais;
- Oncologia pediátrica: o especialista se ocupa do tratamento das doenças proliferativas que acometem crianças;
- Radioterapia: quando o profissional se ocupa do tratamento com radiação dos tumores e cânceres.
Como você pode notar, a área de Oncologia é bastante ampla e, por isso, muitos dos profissionais se especializam em determinada região, a fim de oferecer o melhor tratamento aos pacientes.
Artigo escrito pelo Dr. Marcelo Cruz
Oncologista especialista em câncer de mama, pulmão, ovário, cólon e pâncreas