Câncer: sintomas, tratamentos e causas
Postado em: 13/11/2020
O câncer é um termo utilizado para denominar doenças que apresentam em comum o fato de serem resultado de um crescimento incontrolável de células, podendo invadir tecidos vizinhos.
Existem mais de 100 doenças distintas que podem ser denominadas dessa maneira, como o câncer de mama, câncer de colo do útero, câncer de próstata, câncer de pulmão, leucemia, entre outros.
O câncer possui dois tipos de tumores, os benignos e os malignos. Os tumores também são chamados de neoplasias e caracterizam-se por uma multiplicação anormal do tecido.
O tumor benigno apresenta uma massa bem delimitada e suas células são semelhantes àquelas do tecido normal, do qual elas se originaram.
Nesse tumor não se observa a ocorrência de invasão de tecidos próximos, nem a ocorrência de metástase que é a formação de novos tumores, em outras partes do corpo, com base em um tumor que já existe. O lipoma, o adenoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.
O tumor maligno consiste em uma massa com limites imprecisos e células diferentes daquelas do tecido que o originou. O crescimento desse tumor é rápido, ele é invasivo, sendo capaz de invadir tecidos próximos, contando com a metástase.
Causas
O câncer apresenta diversos fatores externos e internos que podem desencadear a doença em nosso organismo. A grande maioria dos casos de câncer está associada aos fatores externos, incluindo o meio ambiente e os nossos hábitos de vida.
Podemos destacar os fatores hereditários e as condições imunológicas no que diz respeito às causas internas. Vale ressaltar que alguns fatores genéticos são extremamente importantes para o desenvolvimento de certos tipos de câncer, uma vez que tornam as pessoas mais suscetíveis a agentes externos.
Alguns agentes são reconhecidamente causadores de câncer. O cigarro, sem dúvidas, é um agente que pode desencadear neoplasias malignas, como o câncer de pulmão. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode ser responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele.
As bebidas alcoólicas também se relacionam com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de estômago e o de fígado. Lembrando ainda de que o vírus HPV também está relacionado ao desenvolvimento do câncer, em especial o câncer de colo do útero.
Os hábitos de vida saudáveis podem ser fundamentais para prevenir o câncer, apesar de vários fatores estarem associados ao seu desenvolvimento.
Uma alimentação saudável, não fumar, evitar o uso de álcool, manter o peso corporal adequado, ter relações sexuais com preservativo, não se expor ao sol sem proteção e praticar atividades físicas podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver o câncer.
Tipos de câncer
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Já para mulheres, o câncer de mama é considerado o mais frequente, ficando atrás dos tumores de pele não melanoma.
Quando observamos em escala global, o câncer de pulmão é o primeiro em incidência e mortalidade.
Os cânceres podem surgir em diferentes órgãos e, por isso, temos um grupo amplo de doenças. Dentre os principais tipos de câncer, estão:
- Câncer de mama
- Câncer de colo do útero;
- Câncer de estômago;
- Câncer de fígado;
- Leucemia;
- Linfoma;
- Câncer de pâncreas;
- Câncer de pele;
- Câncer de próstata;
- Câncer de pulmão, entre outros.
Sinais e sintomas
Os cânceres podem apresentar, de forma geral, alguns sinais e sintomas, que você deve ficar alerto, no caso de dúvida, não deixe de procurar um médico. Alguns desses sintomas, são:
- Nódulos;
- Dores;
- Lesões;
- Manchas;
- Coceira;
- Perda de peso;
- Fadiga;
- Febre frequente;
- Sangue nas fezes ou urina;
- Rouquidão e dificuldade de fala;
- Tosse persistente e sangramento nas vias respiratórias;
- Anemia;
- Dificuldade para urinar ou fazer xixi diversas vezes por dia;
- Confusão mental, distúrbios visuais, convulsões.
Dependendo da localização e da agressividade, os sintomas podem demorar mais a aparecer. Isso, claro, impacta na precocidade do diagnóstico e nas chances de sucesso do tratamento.
Fora que esses sinais muitas vezes são confundidos com outros problemas de saúde, um indicativo de que podem sinalizar algo grave é o tempo. Ou seja, se o sintoma não tem motivo aparente e não desaparece após alguns dias, possivelmente está atrelado a alguma doença.
Diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce é fundamental para a maior chance de sucesso no tratamento do câncer. Quanto mais cedo trata-se o câncer, maiores são as chances de cura. Para garantir a detecção precoce, é essencial que as pessoas façam consultas periódicas e estejam atentas a sinais e sintomas que podem indicar um caso de câncer.
Além disso, no câncer de mama e de colo do útero, é fundamental realizar o rastreamento. No caso de câncer de mama, ele é feito por meio da mamografia, e o câncer de colo de útero é rastreado por meio do exame citopatológico, exame que visa verificar a presença de alterações nas células do colo do útero.
Tratamento
O tratamento do câncer dependerá do tipo de tumor que a pessoa apresenta e também do estágio de desenvolvimento da doença. De uma maneira geral, os principais tipos são:
- Quimioterapia: o paciente recebe medicamentos que visam destruir o tumor. Esses medicamentos podem ser administrados de diferentes formas, mas a principal delas é a aplicação intravenosa (na veia);
- Radioterapia: baseia-se no uso de radiações ionizantes, que destruirão o tumor ou então impedirão que suas células aumentem;
- Cirurgia: o paciente com câncer será submetido a um procedimento cirúrgico baseado na retirada do tumor do corpo;
- Transplante de medula óssea: é voltado aos pacientes que apresentam doenças que afetam as células do sangue. Neste procedimento, ocorre a transferência de células normais de medula óssea para o paciente, a fim de que ocorra a substituição da medula óssea doente.
Podemos contar ainda com os chamados cuidados paliativos, que são oferecidos a pacientes para os quais já não é possível garantir a cura da doença. Esses cuidados visam, principalmente, garantir uma melhor qualidade de vida e aliviar o sofrimento que pode ser ocasionado pela doença.
Dia Mundial do Câncer
O Dia Mundial do Câncer é comemorado, todos os anos, no dia 4 de fevereiro e a cada ano, um novo tema é escolhido. A campanha iniciada em 2019 e que seguirá até o ano que vem apresenta o slogan “Eu sou e eu vou”, que visa chamar a atenção de cada pessoa a assumir um compromisso pessoal para reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas.
A data é muito importante para conscientizar e disseminar informação de qualidade para contribuir com a redução de mortes em decorrência do câncer. Uma vez que a população compreende melhor como evitar o câncer, como tratá-lo e a importância de um diagnóstico precoce.
Quer saber mais sobre os diversos tipos de câncer ou está apresentando algum sintoma e quer tirar dúvida? Agende sua consulta.
Artigo escrito pelo Dr. Marcelo Cruz