Quando se fala em tumor, muitas pessoas logo associam com câncer. Contudo, nem sempre ele pode representar uma doença grave. Existem diversos tipos de tumor e é sobre os seus sintomas e tratamentos que falaremos hoje.
De maneira geral, o termo tumor é utilizado para identificar um aumento no volume de alguma parte do corpo, que pode ser gerado por uma proliferação exagerada das células e também pode ser chamado de neoplasia.
Os tumores podem ser classificadas em dois tipos:
- Benigno: quando as células aumentam em quantidade, mas de forma mais lenta. Além disso, essas células afetadas são bem semelhantes às presentes no tecido normal em que se originou o tumor. Nas neoplasias benignas não há a invasão de tecidos próximos, portanto não é considerado câncer. Alguns exemplos de tumores benignos são os lipomas (atinge o tecido gorduroso) e adenomas (atinge o tecido glandular).
- Maligno: nas neoplasias malignas, diferente das benignas, há formação de células relativamente diferentes das encontradas no tecido original. Seu crescimento é mais rápido, com divisões celulares numerosas e anormais. Os tumores malignos ainda podem invadir os tecidos vizinhos e provocar metástases.
As causas dos tumores são variadas, podendo ser tanto externas quanto internas. Fatores externos e internos geralmente interagem entre si e acabam determinando o surgimento de um tumor.
Dentre os fatores externos podemos citar a exposição a algumas substâncias químicas e à radiação, infecções por vírus e utilização de produtos como cigarro e bebida alcoólica.
Já entre os fatores internos estão os fatores genéticos que deixam uma pessoa mais suscetível que outra ao desenvolvimento de tumores.
Tipos de tumor tratados na clínica do Dr. Marcelo Cruz
Abaixo falaremos um pouco mais sobre os tipos de câncer tratados em minha clínica.
Câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas é considerado raro antes dos 30 anos, porém torna-se mais comum a partir dos 60. Normalmente, esse tipo de câncer afeta mais o lado direito do órgão (a cabeça).
Também é importante destacar que o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade, pelo fato de ser de difícil detecção e ter comportamento agressivo.
Entre os principais sinais e sintomas do câncer de pâncreas estão: fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, urina escura, olhos e pele amarelados, náuseas e dores nas costas.
Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor.
No início, o câncer de mama pode ser notado, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: nódulo fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão pode afetar desde a traqueia até a periferia do pulmão e é a principal causa de morte por câncer entre homens e a segunda maior entre as mulheres.
Os sintomas iniciais do câncer de pulmão podem ser facilmente confundidos com doenças comuns, sendo os mais frequentes: tosse, falta de ar, chiado no pulmão, presença de sangue no escarro e dor no peito.
É possível classificar o câncer de pulmão como:
- Carcinoma de pulmão indiferenciado de grandes células: é encontrado em qualquer lugar do pulmão, o que pode torná-lo mais difícil de tratar.
- Adenocarcinoma: é o tipo mais comum de câncer de pulmão entre os não-fumantes, pois começa nas células que produzem o muco e outras substâncias e costuma progredir mais lentamente do que os outros tipos.
- Carcinoma epidermóide: começa nas células que revestem as vias aéreas no interior dos pulmões e são, geralmente, encontrados no centro do pulmão, ao lado dos brônquios.
- Carcinoma de pulmão pequenas células: é a forma mais agressiva de câncer de pulmão, pois ele se espalha rapidamente.
Câncer de ovário
O câncer de ovário é considerado a segunda neoplasia ginecológica mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer do colo do útero.
Apesar de na sua fase inicial o câncer de ovário não apresentar sintomas específicos, à medida que o tumor cresce, pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas, além de náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.
Câncer de cólon
O câncer de cólon e reto é aquele que atinge a parte do intestino grosso, que é chamada de cólon, no reto e no ânus. Ele tem altas chances de cura quando diagnosticado em estágio inicial.
Alguns dos principais sinais e sintomas são: mudança injustificada de hábito intestinal, diarreia ou prisão de ventre recorrentes, sangue nas fezes, evacuações dolorosas, afinamento das fezes, constante flatulência (gases), desconforto gástrico, sensação de constipação intestinal, perda injustificada de peso e cansaço constante.
Caso queira tirar alguma dúvida, entre em contato com um especialista!
Artigo escrito pelo Dr. Marcelo Cruz
Oncologista especialista em câncer de mama, pulmão, ovário, cólon e pâncreas.